5 Perguntas Poderosas para Desenvolver uma Estratégia

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As organizações sejam públicas ou privadas, com ou sem lucros, são entes dinâmicos sujeitos ao nascimento, crescimento, amadurecimento, declínio e recuperação, tal qual um ser humano.

No decorrer do ciclo de vida das organizações, inúmeras são as necessidades de transformação – e por vezes de alto impacto – às quais demandarão o desenho de uma estratégia efetiva e relevante.

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A área de Administração de Empresas é rica em metodologias e ferramentas para a conceituação e o desenvolvimento da Estratégia sob a ótica de diversos interessados, interna, clientes, mercado, etc.

A Estratégia é derivada da necessidade de transformação. Elaborar uma Estratégia é o primeiro passo em busca da transformação do estado atual para um estado desejado (futuro).

Estratégia é moldar o futuro!

Para o sucesso de um processo de transformação seja pessoal ou de uma organização é fundamental desenvolver um planejamento com objetivos e ações necessárias para alcançar os resultados esperados.

Porém não devemos esquecer que existem dificuldades para mudar e, principalmente, saber que os sucessos do passado não são garantidos para tratarem as mudanças futuras.

 

Com o objetivo de facilitar o início do processo de construção, apresentamos uma ferramenta simples e eficiente para despertar o Pensamento Estratégico, ajudá-lo a descobrir o que pode fazer para conseguir o que realmente quer e como fazer para a sua Estratégia funcionar com mais frequência.

São as 5 Perguntas da Estratégia:

Importante destacar que todas as perguntas podem ser aplicadas em qualquer tipo de Estratégia ou Projeto. São 5 perguntas poderosas que efetivamente ajudam a moldar o futuro da organização.

 

Onde estamos?

Saber o ponto de partida é importante para podermos avaliar os recursos internos já disponíveis. Entender a curva de aprendizado até o momento e como isto pode contribuir para a próxima etapa. Será uma avaliação de todo o legado, do posicionamento.

Faça um registro do momento atual de forma completa, descrevendo seu posicionamento no mercado, as dificuldades, as conquistas consolidadas, os desafios que se apresentam, as limitações atuais, os recursos e competências internas. Enfim, tudo que possa dizer em que ponto você se encontra. Faça comparações com a própria empresa avaliando dados históricos e com o seus concorrentes.

 

Para onde queremos ir?

O desenho do futuro deve ser definido de forma clara e viável. A Estratégia deve levar a um próximo estágio, com objetivos e metas bem definidas. Busque as direções para qual a organização tem condições de chegar.

 

Que mudanças precisam ser feitas?

Analisando onde estamos e para onde queremos ir, segue-se a etapa da identificação do que precisará ser alterado/adaptado. É necessário identificar as novas necessidades que o futuro demandará.  A transformação está aqui.

 

Como as mudanças devem ser feitas?

Esta etapa é a definição da trilha a ser seguida.  O caminho passo-a-passo do futuro. Cada passo deve ser detalhado com a definição de ações, responsabilidades e prazos. É fundamental estabelecer o prazo sob pena do projeto de desenvolvimento não ter um horizonte de tempo viável. O estrategista deve saber moldar as respostas para poder criar o futuro e como chegar até ele. A execução do plano é o que garante o sucesso da Estratégia.

 

Como medimos o progresso?

Ao identificar “onde estamos” e “onde queremos chegar” é necessário estabelecer os números que representem o estágio inicial e o estágio final desejado. Os números podem ser de faturamento, número de clientes, percentuais de crescimento, margem de contribuição, etc. A Estratégia precisa espelhar crescimento e melhoria de eficiência e performance.

Uma estratégia bem desenvolvida indica os problemas que podem surgir antes que ocorram e alerta a organização para as mudanças, permitindo ações e respostas rápidas.

A formulação do plano estratégico vai permitir aos gestores adquirirem uma visão clara do negócio, e isso facilita a identificação e exploração de futuras oportunidades de mercado.

Começando com as perguntas acima como um guia, o detalhamento da estratégia será aplicado dentro de um roteiro fácil, contribuindo para a organização de metas, cronogramas e controle dos resultados.